sexta-feira, 29 de julho de 2011

Fragmentos de uma Tradição



O coletivo Byreçá Foto Potiguar apresenta no Solar Bela Vista, de 09 a 25 de agosto(mês da fotografia), fragmentos do primeiro projeto da série Ensaios Potiguares de Fotografia, intitulado Vaqueiros Tradicionais do Seridó.



Os fotógrafos Alex Fernandes e Pablo Pinheiro mergulharam durante cerca de um ano,entre idas e vindas, em pesquisas, vivências, ensaios; convivendo e captando o cotidiano dostradicionais vaqueiros do Seridó, representados nesta mostra pelo município de Acari.

A região do Seridó foi escolhida em função de sua natureza com uma flora e faunatípicas, com singularidades construídas nesse cenário onde o vaqueiro torna-se majestososem nenhuma imposição, simplesmente porque o é.

Além da importância do trajeto econômicoda pecuária na história do Rio Grande do Norte. Agregado a estes valores encontra-se a fortepresença icônica de toda a tradição vaqueira que vai desde a vestimenta, os instrumentos, omodo de olhar, de se mover, a cantiga (o aboio), o cavalo, o gado, as heranças culturais e detrabalho, como a apartação, os derrubadores, arrebanho e outros.

A importância deste ensaio sobre os Vaqueiros Tradicionais do Seridó está não só noregistro fotográfico, mas na paixão pelo assunto, que apesar de envolver um tesouro nacional,de riqueza inestimável, não parece ter o crédito e o espaço que por certo mereceria na mídia,na vida acadêmica.

Parte desta lacuna deve-se, por certo, à escassez de registros e de catalogação dequalidade das mais diversas expressões autênticas regionais do interior brasileiro, integrandouma imensa variedade de técnicas, instrumentos, destes verdadeiros cavalheiros queatuam, muitas vezes de acordo com tradições transmitidas através de diversas gerações, emcontextos culturais, sociais e econômicos muito adversos.


As fotos desta exposição são apenas um fragmento do material que o coletivo estáregistrando e manifestam um grito de existência de quem somos, da terra que construímos,das influências diretas ou indiretas do que hoje nos embala como a construção de umacontemporaneidade. O cenário da exposição também foi pensado no sentido de aumentar essapercepção possibilitando que o público adentre no espaço com total propriedade do campoproposto entre a representação e a realidade, mas cientes que nosso corpo coletivo é escritocom muitas singularidades. A mostra tem curadoria de Ricardo Junqueira.

Realização: Coletivo Byreçá Foto Potiguar

Patrocínio: Camarões

Apoio: Solar Bela Vista, Fazenda Pitombeira, Nick Buffet, Fast Frame, Idea Haus e Solto na Cidade

Serviço

Local: Solar Bela Vista – Av. Junqueira Aires, 417 – Cidade Alta – Natal / RN
De 09 a 25 de agosto de 2011
De 8hs às 12hs e 14hs às 18hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário